segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Problema do Mal

Uma das técnicas mais usadas pelos neo-ateus é a do "Problema do Mal". Sem delongas, William Lane Craig explica no vídeo que é muito difícil para um neo-ateu conseguir um bom argumento partindo desse princípio antiquado.

O problema do mal é um dos argumentos mais usados (se não o mais usado) pelos neo-ateus para defender sua posição. É embasado em uma simples pergunta, que normalmente tem fundo emocional muito grande e, nos raros casos em que é feita de forma inteligente, é facilmente refutável. Já é considerada uma técnica ultrapassada e resolvida por muitos filósofos, tanto teístas como ateus, entretanto ainda há muitos que usam dela para tentar provar a impossibilidade ou improbabilidade da coexistência do sofrimento e de Deus.

Neo-ateu - Se Deus é infinitamente bom e poderoso, como Ele permite tanto mal, dor e sofrimento no mundo?

Além disso, a velha retórica e o apelo emocional constantemente utilizado pelos ateus é desmascarada facilmente nesses poucos minutos de vídeo. Neo-ateus que se dizem inteligentes e racionais ficam rapidamente sem argumentos lógicos inteligentes e partem para a ridicularização. Isso acontece muito frequentemente.

Ainda há um "bônus" no final do vídeo, onde Craig aponta de maneira rápida o maior "argumento" ateu: a ridicularização. O vídeo fala por si só, não preciso explicar no post. Assistam!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você também pode gostar de